PROGRAMAÇÃO 2015.

QUINTA-FEIRA, 3 DE SETEMBRO 

​15:00-15:45

 

A INDÚSTRIA DO LIVRO GLOBAL EM 2015

Um manual de instruções | Estatísticas • Agentes • Tendências

 

Com Rüdiger Wischenbart

 

A indústria editorial (e da leitura) passa por uma profunda transformação na medida em que agentes locais e globais de mudança atuam de forma complexa e altamente diversa do ponto de vista regional, alterando os processos de produção e distribuição de conteúdo e de mídia em nível internacional. Baseada em uma ampla seleção de dados, estatísticas e estudos de caso, esta apresentação mapeia e analisa como a atual audiência de leitores, estudantes e consumidores estão transformando o velho e altamente conservador universo do livro. Nesta palestra, o conceituado consultor austríaco e um dos maiores estudiosos da indústria do livro apresentará as tendências internacionais do mercado editorial e como o Brasil se insere nelas.

 

Patrocínio: BNDES

15:45-16:30

 

OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA ATUALIDADE PARA OS EDITORES BRITÂNICOS

 

Com Emma House

 

A diretora da Publishers Association, entidade que reúne os editores britânicos, apresentará uma visão panorâmica da indústria editorial do Reino Unido, enfocando a estabilidade que o mercado vem enfrentando em termos de crescimento. Entre os assuntos abordados estão a relação direta com os leitores, mídias sociais, novos modelos de negócios, estagnação digital e pirataria.

 

Patrocínio: PublishNews

​16:30-17:30

 

O PAPEL DA PRODUÇÃO E O PAPEL NA PRODUÇÃO

As tendências da produção gráfica de livros em um mundo cada vez mais de papel

 

Com Elisa Braga, do Grupo Companhia das Letras; Daniel Brêtas, da Taschen; Aline Valli, da Cosac Naify; Christiano "Chucky" Menezes, da DarkSide Books

 

Qual a importância da produção gráfica na produção editorial? De que forma, papel, design e tinta complementam ou interferem no objeto livro, no conteúdo e na própria literatura? Em um mundo digital, o papel ganha ou perde importância? O que os editores precisam saber e os produtores nunca tiveram chance de falar? Quais os desafios da produção gráfica nacional? E, finalmente, quais livros representaram o maior desafio na carreira dos convidados?

 

Patrocínio: International Paper, produtora do papel Chambril Avena 

​17:30-18:30

 

FRANKFURT CEO PANEL

Mesa-redonda internacional com os CEOs de três grandes editoras

 

Com Jorge Oakim da Intrínseca (Brasil); Jo Lendle da Carl Hanser Verlag (Alemanha); e Stefano Mauri da Mauri Spagnol (Itália) | Apresentação: Marifé Boix García, Feira do Livro de Frankfurt | Mediação: Carlo Carrenho, PublishNews

 

Este encontro será um bate-papo com perguntas do público focado em estratégia editorial e nos desafios para se montar uma linha editorial coerente nos dias atuais. Serão discutidos os processos de surgimento e descoberta de bestsellers, assim como os caminhos para se montar bons catálogos literários.

 

Realização: Feira do Livro de Frankfurt | Patrocínio: SNEL

​18:30-19:00

 

PRÊMIO JOVENS TALENTOS DA INDÚSTRIA DO LIVRO

 

Entrega do I Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro, uma iniciativa do PublishNews, para os cinco vencedores e entrega do Prêmio Especial ao primeiro colocado.

 

Realização: PublishNews | Em colaboração com: Feira do Livro de Frankfurt | Patrocínio: SNEL

Curadoria:

Apoio:

© 2017 by PublishNews

Realização:

Apoio operacional: