PALESTRANTES 2015.

​RÜDIGER

WISCHENBART

Austríaco da cidade de Graz, Rüdiger fundou a Wischenbart Content and Consulting em 2003 e atua como consultor especializado na indústria cultural e editorial e nos mercados globais do livro. Mais recentemente, ele pesquisou e foi co-autor de vários relatórios sobre os mercados editoriais globais, com destaque para o "Global eBook Report", a pesquisa “Global Publishing Markets” e o “Global Ranking of the Publishing Industry”, atualizado anualmente desde 2007. Ele é diretor de assuntos internacionais da BookExpo America e diretor de programação do Publishers’ Forum em Berlim.

 

Mais informações:

www.wischenbart.com

EMMA HOUSE

 

Emma House é inglesa e  diretora de relações com editoras da Associação de Editores do Reino Unido. Antes disso, ela foi diretora de desenvolvimento internacional da Feira do Livro de Londres por 7 anos e passou outros 6 na indústria de revistas. Emma lidera campanhas internacionais anti-pirataria na Associação de Editores e monitora e luta por condições de mercado seguras em mercados-chave de exportação para a indústria inglesa. Emma também atua junto a órgão como o British Council para encontrar oportunidades para os editores britânicos em mercados no exterior.

 

Mais informações:

www.publishers.org.uk

​JO LENDLE

 

Alemão nascido em 1968, Jo Lendle dedicou-se à área de Estudos Culturais em Hildesheim e Montreal, e foi o primeiro graduado do Instituto de Literatura Alemã de Leipzig. Em 1996/1997, ele lançou a revista literária Edit. A partir de 1997, ele se dedicou ao lançamento do programa literário da editora DuMont, além de dar aulas de literatura em diversas universidades. Em 2010, tornou-se CEO da DuMont. Em 2014, transferiu-se para a Carl Hanser Verlag onde assumiu o cargo de CEO de uma das mais respeitadas editoras alemãs. Atualmente vive em Munique, onde integra o conselho da Casa de Literatura da cidade.

 

Mais informações:

www.hanser.de

STEFANO

MAURI

Italiano, Stefano Mauri se formou em Literatura Moderna na Universidade de Milão, mas concluiu seu mestrado em administração pública na Pace University de Nova Iorque, nos EUA. Atualmente, é CEO do Grupo Editorial Mauri Spagnol em Milão, na Itália. Ele também é vice-presidente da Messaggerie Italiane, a principal distribuidora de livros italiana, e membro do comitê organizador da Scuola per Librai “Umberto e Elisabetta Mauri”, uma instituição de preparação de livreiros. Em 1987, publicou a obra "O livro na Itália: geografia, produção e consumo".

 

Mais informações:

www.maurispagnol.it

​JORGE OAKIM

 

Um dos publishers de maior sucesso, no Brasil, Jorge Oakim já foi chamado de "caçador de bestsellers" pela mídia e de editor com toque de Midas por livreiros. Aos 32 anos, largou uma promissora carreira no mercado financeiro para montar a Íntrinseca lá pelos idos de 2003. Atualmente, a editora está entre as três maiores do Brasil e é a casa de grande parte dos best-sellers internacionais. Apaixonado por leitura desde criança, Jorge acompanha de pertoa as aquisições da Intrínseca e fala apaixonadamente sobre os livros que publica.

 

Mais informações:

www.intrinseca.com.br

ALINE VALLI

 

Tecnóloga gráfica formada pela Faculdade Senai Theobaldo de Nigris em 2002, Aline Valli está há 8 anos cuidando da produção dos livros da Cosac Naify, cujo catálogo repleto de obras de arte, design, arquitetura e literatura se caracteriza pela excelência gráfica. Antes disso, formou-se técnica em Artes Gráficas no próprio Senai, em 2000. Com 13 anos de experiência como produtora gráfica, Aline também é  jurada do Prêmio de Excelência Gráfica Fernado Pini, que reconhece os melhores trabalhos gráficos do Brasil.

 

Mais informações:

www.cosacnaify.com.br

 

DANIEL

BRÊTAS

Carioca, nascido em 1972, Daniel Siciliano Brêtas formou-se em comunicação visual pela PUC-Rio em 1996 e começou a carreira como designer gráfico. Em 2004 mudou-se para Colônia, na Alemanha, aonde trabalhou como editor na coordenação editorial de publicações sobre design e cultura pop da consagrada editora TASCHEN, sempre atuando muito próximo aos profissionais de produção gráfica. Atualmente mora no Brasil, em Brasília e é diretor comercial da TASCHEN para toda a América Latina e Portugal.

 

Mais informações:

www.taschen.com

 

CHRISTIANO

MENEZES

Christiano Menezes é designer, ilustrador e fotógrafo. Um dos sócios do estúdio de design Retina 78, fez capas de livros e projetos gráficos para diversas editoras, além de capas de CDS e DVDs. Em 2012, lançou junto com um sócio a Darkside Books, editora que apresenta uma proposta revolucionária focada em nichos e com livros de altíssima qualidade de produção editorial. Codinome “Chucky” entre os colegas da DarkSide, Christiano já trabalhou para revistas como Vogue e Trip, e fez direção de arte para o canal Multishow.

 

Mais informações:

www.darksidebooks.com.br

 

ELISA BRAGA

 

Aos 15 anos, enquanto passeava com seu pai na Bienal do Livro, Elisa viu uma exposição de alunos do curso de Editoração e se apaixonou pelo processo de produção do livro. Acabou se formando em Editoração pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. Atualmente, é diretora de produção do Grupo Companhia das Letras, onde está há mais de 27 anos cuidando das obras da reconhecida editora paulistana. Sua parte favorita do trabalho é quando chega um livro da gráfica, especialmente quando participou de todo o projeto de publicação.

 

Mais informações:

www.companhiadasletras.com.br

 

Curadoria:

Apoio:

© 2017 by PublishNews

Realização:

Apoio operacional: